segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dormindo sozinha...

 Gente, uma leitora querida minha, a Ana Caetano, me perguntou como eu fazia para que a Luana dormisse sozinha no berço e não no colo. Eu respondi para ela por comentário e vou mais ou menos repetir aqui.
 
 Estou dando importância para esse assunto, pois a Ana não é a primeira pessoa que me pergunta qual o segredo para fazer o bebê dormir sozinho, sem precisar pegá-lo no colo.
 
 Na verdade, eu conto o que eu fiz. Não sei se funciona com toda criança. Mas não custa tentar, né?
 
 Pelo que entendo, é puro costume. Desde o primeiro dia na maternidade e em casa também que a Luana não dorme no colo. No início, eu ficava do lado, conversava baixinho, cantava, fazia "xiiiiiiiiiii" baixinho (aquele som que a gente faz quando quer que alguém fique quieto, sabe?) e ela acabava dormindo. Se acordasse, mesmo que chorando, eu não a pegava no colo também, não. Claro que não a deixava "sofrendo", não! Mas é que a gente percebe quando tem alguma coisa errada como fome, xixi, etc. E, se eu vejo que é chorinho de manha, a deixo no berço e converso com ela.
 Em casos de o bebê só dormir no colo de alguém, já ter acostumado com isso, digo para pararem com essa prática o mais rápido possível! Eu sei que é uma delícia ter nossos pequenos no colo, mas fazer isso toda noite cansa... E não podemos esquecer que eles crescem e ficam pesados!! A Luana já está com 8 kg!! Imaginem se eu tivesse que ficar com ela no colo balançando até dormir?? Ficaria com a coluna quebrada... rs...

 Sempre que me perguntam, eu dou o mesmo conselho. Não sei se funciona, mas estou torcendo para que sim!! Digo que, como o bebê já meio que acostumou a dormir no colo, eu tentaria o seguinte: colocaria-o no berço e ficaria do lado, deixaria a minha mão ou o meu rosto perto do bebê, para dar segurança e ele saber que eu estou ali. Ficaria assim, cantando, conversando ou simplesmente quietinha do seu lado. Uma hora ele vai cansar e vai adormecer... Cuidaria para não conversar muito e despertá-lo. A ideia é deixá-lo calminho, né? Por isso eu fazia o "xiiiiii" bem baixinho para a Luana... Até hoje, quando ela acorda e choraminga um pouco, basta fazer "xiiiii", que ela volta a dormir.

 Se o bebê chupa chupeta (a Luana chupava no início, agora ela chupa o dedo), deixe-o com a chupeta. Esse movimento de chupar a chupeta (ou o dedo) acalma a criança. Muita gente é contra, mas eu sou super a favor! Aliás, já vi muita gente que era contra se entregar à tranquilidade que a chupeta causa no bebê.

 Não vai ser fácil acostumar um bebê que já gosta de dormir no colo. Mas acredito que se tiverem muuuuita paciência, ele vai acostumar a dormir sozinho, sim! Lembrando que quanto antes tentarem isso, melhor!!
 
 Acho que uma leiturazinha e uma oração (em caso de mamães que acreditam) também ajudam! Mas lembrem-se de falarem com uma voz bem suave e baixinha... Deixem uma luz de abajur e cruzem os dedos!!! hehe Uma hora o bebê cansará e o soninho terá que vir!!!

 Espero, de coração, que ajude! Se der certo, contem-me!

2 comentários:

  1. Lia, muito obrigada pelos conselhos, vou começar hoje mesmo a tentar fazer isso, eu tenho ficado muito cansada ultimamente de ter que ficar com ela no colo para ela dormir, isso que ela só pesa 6kg imagina quando tiver o tamanho da Luana!!! heiahaeo Quando eu tiver algum resultado eu venho aqui te contar!! Obrigada, Beijos, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estarei aqui na torcida para que dê certo, Ana!! Não vai ser fácil, mas não desista!!!
      Beijinhos!! Lia.

      Excluir

Oi! Não esqueça de assinar o seu nome, para eu saber quem fez os comentários!! Beijinhos, Lia.