domingo, 27 de janeiro de 2013

Andadores JAMAIS!!!!!!

Pois é... Eu já era contra o uso de andadores, por achar perigosos... E na última consulta com a pediatra da Luana, Dra. Mônica, ela proibiu terminantemente o uso desses... Sendo assim: andadores JAMAIS!!!
A Dra. Mônica disse que, além de serem perigosos, eles atrapalham o desenvolvimento da criança que, ao contrário do que muita gente pensa, não anda, apenas patina... Aí a criança acostuma a não fazer força e, quando tira-se o andador, ela não tem força nas perninhas...
 
Antes de escrever esta postagem, procurei ler bastante sobre o assunto e fiquei horrorizada com os números!! Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, nos EUA, durante 25 anos de pesquisa, 34 bebês morreram por causa do uso de andadores. Gente, o número é muito grande!!! Pode até parecer um número pequeno, já que são 25 anos! Mas vamos parar para pensar... Não são mortes por doenças, são mortes por causa de um instrumento que muitos acreditam ser inofensivo, um instrumento feito apenas para divertir os bebês, deixá-los mais independentes... Assim, o número torna-se enorme!! No Canadá já é proibido vender, revender, fazer propagandas e importar andadores.
 
Algumas informações que li  me marcaram... Bebês caindo de escadas e batendo as cabeças, sofrendo traumas, bebês tendo acesso a fogões, a materiais tóxicos, chegando perto de piscinas... O que acontece muitas vezes é que os pais meio que se despreocupam quando o bebê está no andador e descuidam. Porém, estudos mostram que muitos acidentes causados por andadores aconteceram mesmo com adultos supervisionando. Muitas vezes, o acidente é tão rápido que a pessoa não consegue socorrer. Vocês sabem qual é a velocidade que um andador pode alcançar? Acreditem: até um metro por segundo!!! É muito rápido!! Um perigo!!
 
Além dessa história toda de acidentes com andadores, há o fato de o mesmo atrapalhar o desenvolvimento do bebê.
 
Existem etapas de desenvolvimento pelas quais nossos bebês precisam passar. Cada uma serve de base para a seguinte, por isso é tão importante não pular nenhuma! Não sou especialista, por isso procurei essa informação em sites sérios e o que encontrei foi mais ou menos isso: o bebê primeiro sustenta a cabeça, depois rola o corpo para os dois lados com um dos bracinhos "atrapalhando", após um tempo, consegue retirar o bracinho que "atrapalhava" e vira de bruços e começa a se arrastar de barriga para baixo, senta com apoio e depois sem apoio, engatinha (alguns não passam por essa etapa), ficam em pé segurando em algo e, por fim, começam a dar os primeiros passinhos e a levar os primeiros tombinhos. Esses tombos são "necessários" para que o bebê comece a desenvolver a noção de altura, distância, defesa (colocar a mãozinha na frente para proteger...), etc.
 
O andador "força" a criança a pular várias dessas etapas e de forma ineficiente... Ela pode ficar sem a noção de equilíbrio inicial, pode ter até deformidades na estrutura óssea das pernas.
 
Quem quiser ler um dos artigos que li a esse respeito, pode usar o link abaixo:
 
Espero, com esta postagem, ajudar a "salvar", pelo menos, alguns bebês!!!

6 comentários:

  1. Oi Lia... Tamb'em pesquisamos um monte aqui em casa e optamos por n~ao usar andador com o Samuel. Teve um monte de gente falando que era bobagem da minha parte e tudo o mais... mas o filho era nosso e a opção também. Não me arrependi... Samuel primeiro se arrastava, depois engatinhava e por fim andou... Perninhas super firmes, sem pular etapas. Beijos pra vocês, Luana está linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Carol, "palpites" é o que não faltam, né? Mas temos que ser firmes nas decisões que acreditamos! E que bom que deu tudo certo!! Beijinhos em vocês!!

      Excluir
  2. Nossa adorei o post
    eu ja era contra o andador e agora que vi sobre esses acidentes fiquei mais ainda!

    ResponderExcluir
  3. Outro dia vi no bem estar... eles falaram justamente isso... eu nunca ia imaginar... serinho!!
    Foi bom você ter trazido esse assunto, pois tenho certeza q várias pessoas como eu nunca pensaram n perigo de um andador!

    bjo bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!! Meu objetivo é exatamente esse: ajudar todas as mamães e futuras mamães!!! Bjos!!!!

      Excluir

Oi! Não esqueça de assinar o seu nome, para eu saber quem fez os comentários!! Beijinhos, Lia.