sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Mais vocabulário de Luana - 2 anos e 4 meses.

Bom, o que vou escrever aqui é mais uma recordação para os pais do que outra coisa...

Comecei a escrever esta postagem em fevereiro deste ano, ou seja, Luana estava com uma ano e 10 meses. Tinha um vocabulário ainda pequenino.

* Nana ou Banhanha - Banana.
 
* Mãnííí - Mori (nome de nossa cachorrinha - lê-se Muri).

* Quando eu falo "Um, dois, três e..." - ela responde "Chááá". Aliás, se ela ouve na televisão alguém contando, ela responde o "Chá" aqui em casa!

* Fffffffffffu (mas sem falar muito a vogal, mais como um assopro) - Suco.

* Abote - Mamate (é a forma que chamamos a mamadeira com leite).

* Átche - Cadê?

* B-lla (som de B mudo e "la" bem enfatizado) - Milla (o nome da filha de 4 anos de um de nossos vizinhos, que a Luana adora!).

* Aiol - Titio (??? rs... Vai entender...)

* Abô (com a mãozinha virada para cima) - Acabou.

Agora, em agosto de 2014, com 2 anos e 4 meses já fala muuuuito melhor... hehe Acontece que ela tem seu próprio vocabulário e a mãe, melhor do que ninguém, porque é quem passa 24 horas com ela, é quem mais consegue decifrar o "Luanês".

* Tá Nida!! ou Tá Ninnnda!! - Tá Linda! (Diz quando termino de arrumá-la ou quando ela me vê maquiada ou pronta para sair)

* Paio - Caio (nome de um amiguinho)

* Bidada - Obrigada

* Dacias - Gracias (em espanhol)

* Tati - Mamate (como já escrevi, é como chamamos a mamadeira com leite), Chocolate e Tomate.

* Ábua - Água

* Izi - Nariz

* Vovô - Por favor (esse eu demorei para identificar... Ela dizia "tati, vovô" e eu dizia, não é vovô, é mamãe! hehe Depois que fui percebendo o real significado...)

* Dida - Dinda

* Daçá - Dançar (e mexe os bracinhos dançando que é uma beleza!!)

* Çasselo - Travesseiro

* Manana - Banana

* Oto - Arroto (quando ela arrota, eu pergunto "O que foi isso?" e ela responde "Oto!")

* Chuco - Suco (melhorou, né? Como viram acima, era Ffffffffu)

* Titilhos - Sucrilhos

* Xitelhas - Estrelas

* Ua - Lua

* Biga - Barriga

* Olo - Olho

* Olela - Orelha

* Queijo - Queixo e queijo também.

* Belo - Cabelo

* Chorro - Cachorro

* Daliinda - Margarida

* Puto - Pluto

* Piepa - Pepa (nome de uma porquinha que todos os pais de crianças pequenas devem conhecer!)

* Chapato - sapato

* Têsis - Tênis

* Shoppi - Shopping

* Taurro - Carro

* Pissá - Passear

* Taça - Calça

* Choda - Fralda (???? Vai entender!! hahaha)

* Idê - Cadê

* Tula (com a mãozinha na testa como a gente coloca para procurar algo, sabe?) - Procura! hahaha É uma graça!!!

* Roiz - Arroz

* Jatalé - Jacaré

* Cisitá - Sentar

* Deu - Entendeu (Quando a gente fala pra ela "Entendeu?", ela responde "Deu")

* Budi - Mori (Nome da nossa cachorrinha. Essa era mais certinha em fevereiro... rs...)

* Aiuda - Ajuda

* Uana - Luana

* Baiela ou Biela - Gabriela (nome da bebezinha que estou esperando)

* Liça - Lícia (nome da minha irmã)

* Dou (dito com um biquinho) - Jow (nome do cachorrinho da minha mãe)

* Chuja - Suja

* Tiísso? - O que é isso?

* Basil - Brasil

* Bêla - Bandeira

* Izão - Televisão

* Eu, eu! - Quando ela quer fazer algo sozinha e a gente está tentando ajuda-la, ela fala brava "eu, eu!", batendo a mãozinha no peito. E ai da gente se não deixar! Faz um escândalo!

* Agora ela está com mania de, quando pede mamate (mamadeira), faz mímica de como fazer, ou seja, pega uma mãozinha e vai colocando o leite com a outra mãozinha, como se estivesse ensinando a fazer. hehe

* Pega papel - Pega papel (esse é uma graça, porque ela fala direitinho logo depois de um espirro que precisa de papel para limpar o narizinho!)

Outros que já são perfeitos: mamãe, papai, vovó, vovô, titia, titio, não, queijo, pão, pé, mão, dente, meia, dedo, ovo, joia e legal (mostrando o dedinho polegar levantadinho), etc.

É claro que existem muitos outros, mas não estou me lembrando aqui... Assim que houverem outros ou que eu me lembrar dos demais, vou escrevendo mais postagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Não esqueça de assinar o seu nome, para eu saber quem fez os comentários!! Beijinhos, Lia.